O NVidia Cuda é uma arquitetura de computação paralela que tira proveito do mecanismo de computação paralela das unidades de processamento gráfico (GPUs) NVidia para resolver muitos problemas computacionais complexos em uma fração do tempo necessário em uma GPU. Ela inclui a arquitetura de instruções Cuda ISA (Instruction Set Architecture) e o mecanismo de computação paralela na GPU.
Para programar segundo a arquitetura Cuda, os desenvolvedores podem usar C- (uma das mais amplamente utilizadas linguagens de programação de alto nível) podendo ser executada com alta performance em um processador compatível com Cuda. Algumas outras linguagens serão admitidas no futuro, incluindo FORTRAN e C++.
Com aproximadamente 100 milhões de CPUs compatíveis com Cuda vendidas até o momento, milhares de desenvolvedores de software já estão utilizando as ferramentas gratuitas de desenvolvimento de software da Cuda para processar uma variedade de aplicativos profissionais ou domésticos (desde processamento de vídeos e áudio e simulação de efeitos físicos, até exploração de gás e petróleo, design de produtos, processamento de imagens na área médica e pesquisa científica).
Nenhum comentário:
Postar um comentário