"Esse blog foi criado para compartilhar minhas pesquisas pela web, atividades profissionais e momentos de lazer (gastronomia, cultura, baladas e outros). Espero que aproveitem o conteúdo e aguardo comentários."

Pesquisar no Blog

16.5.09

Por que atualizar o Windows? (A Segurança)

Essa semana fui questionado por um colega de trabalho quanto a necessidade da atualização do sistema operacional (no nosso caso, o Windows Vista). Depois dessa pergunta, resolvi efetuar algumas pesquisas na Internet e compilei alguns textos que encontrei:
Você sabia que, para ter sua máquina protegida contra vírus, spywares e outras pragas da Internet, manter seu sistema operacional o mais atualizado possível é tão fundamental quanto usar programas de segurança (antivírus, firewall, etc.)? Na verdade, talvez seja até mais importante. Os sistemas, como qualquer outro programa, estão sujeitos a falhas (bugs) nas linhas de códigos que, em muitos casos, são verdadeiras brechas de segurança, exploradas por programadores mal-intencionados. Portanto, de nada adianta ter uma coleção de programas e rotinas defensivas num sistema que não recebe as atualizações devidas. Também chamadas patches, essas correções são divulgadas pelos desenvolvedores dos sistemas.
Se você usa o Windows, instalar as atualizações oferecidas pela Microsoft é ainda mais importante: por ser o sistema operacional mais usado no mundo, ele também é o mais visado pelas pragas digitais. São inúmeros os exemplos de perda de dados e prejuízos financeiros causados por programas maléficos que se aproveitaram justamente de brechas do Windows, sem falar nas máquinas invadidas que se tornam "escravas" sendo usadas, sem que o usuário saiba, para compor redes de PC em ações criminosas pela Web. O pior é que, em grande parte dos casos, eram falhas para as quais já havia correção disponível.
Alguns exemplos dessas falhas:
  • Em janeiro de 2003, o worm Slammer se propagou explorando uma vulnerabilidade que deveria ter sido corrigida com os patches que estavam publicados desde julho de 2002.
  • No mesmo ano surgiu um worm ainda mais poderoso. Considerado o primeiro vírus a ser desenhado especificamente para explorar uma falha do Windows, o Blaster apareceu menos de um mês depois que a Microsoft informou a respeito da vulnerabilidade e forneceu o patch para corrigi-la. Na época, a Trend Micro, empresa especializada em antivírus e segurança, registrou crescimento de 450% no número de computadores infectados em menos de três dias.
  • Em agosto, o Zotob afetou usuários do Windows 2000 aproveitando uma falha (que poderia atingir também as versões XP e Server 2003 do sistema). O worm abria a máquina para o controle a distância, possibilitando também o roubo de dados. O Brasil foi um dos principais alvos, de acordo com agências de notícias, e a Computer Associates, empresa de softwares, reportou mais de 250 mil máquinas infectadas pelo mundo. Novamente, a correção já estava disponível quando os ataques tiveram início.
Com apenas apenas três exemplos, fica clara a importância de se instalar os patches de segurança o mais rápido possível após seu lançamento. Além do antivírus, do firewall e da cautela ao navegar, a atualização do sistema operacional, sem esquecermos do programa de e-email e do navegador, é mais um aliado do usuário contra as ameças da Internet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário