Durante muitos anos trabalhei com infraestrutura de TI e os datacenters das empresa onde estive foram sempre meu orgulho. É incrível como eles (os datacenters) são uma das poucas coisas físicas que podemos mostrar para pessoas que não fazem parte desse mundo de TI.
Navegando pela Internet li que o Google, pela primeira vez, mostrou um de seus datacenters em detalhes. Foi no dia 1o de Abril, durante um encontro promovido em Mountain View na Califórnia e intitulado Efficient Data Centers Summit (Encontro sobre Data Centers Eficientes). As informações sobre esse encontro, que envolveu gente importante da indústria e do governo dos Estados Unidos, podem ser visualizadas em um site especial criado pelo Google. Além de apresentações em PowerPoint exibidas, há também textos informativos e vídeos das palestras. Nas gravações, dá para descobrir que os servidores do Google ficam instalados em conjuntos de conteineres e que até a água sofre gerenciamento para seu uso ser mínimo.
É notável que para a Google seus datacenters são motivo de orgulho. Eles são eficientes e compatíveis com os atuais padrões de preservação do meio ambiente. As diferenças para um datacenter convencional são diversas e o que o me chamou a atenção foi saber que os servidores ficam armazenados dentro de containers. Fiquei surpreso também quando percebi que todos os servidores possuem seu próprio no-break.
Veja o tour pelo Datacenter do Google:
Visite a página criada pelo Google para o Efficient Data Centers Summit: http://www.google.com/corporate/green/datacenters/summit.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário