Ontem tive o prazer de ser convidado pelo pessoal da Escola São Paulo a participar de uma visitar a mostra do Vik Muniz no Masp e assistir a uma palestra com o artista.
A mostra retrata uma retrospectiva dos 20 anos de carreira do artista através de 131 obras, apesar das obras serem fotografias não possuem o gênero fotográfico puro, elas ilustram suas criações de desde 1988 até os dias atuais. Na exposição podemos ver as primeiras obras de sua trajetória em torno da imagem, desenhos que fez a partir de fotos que via na revista Life e que fotografou. A partir daí, vemos os seus trabalhos, passando por imagens de papel, nuvens de algodão, paisagens feitas com linha, figuras em arame, , obras com açúcar, chocolate, poeira, quebra-cabeças e obras com material reciclado em uma evolução, inclusive em escala, de seu trabalho.
Durante a palestra Vik contou um pouco sobre sua historia, desde a infância até seu primeiro contato com a arte. Falou sobre sua primeira visita a um museu (curiosamente o Masp) e sobre a evolução de seu trabalho. Um momento curioso foi quando explico o intenção de provocar a observação do publico para a transição entre o material e a imagem.
Vik Muniz mostrou-se uma artista muito simpático e atencioso, uma pessoa simples e extremamente empolgada com a possibilidade de “ensinar” um pouco do que aprendeu com o seu trabalho.
Fonte: http://www.masp.art.br/exposicoes/2009/vik/
Vik Muniz – Masp
Avenida Paulista, 1.578
Telefone: (11) 3251-5644
Valor: 15,00 (terça-feira grátis)
Horário: De terça a domingo as 11h00 às 18h00 (quinta das 11h00 às 20h00)
Site: http://www.masp.art.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário